Notícias • 5 MIN DE LEITURA

Next Auditores, negócios a todo vapor em tempos de crise, porque será?

Fundada em 2013 e sediada na cidade de Blumenau, a Next Auditores vem crescendo e se consolidando no mercado de auditoria e consultoria a cada dia, e conquistando espaço entre empresas de renome. No entanto, como uma empresa tão jovem vem se destacando no mercado em tempos de crise?

O desafio na tentativa de descobrir alguns desses segredos, ficou desta vez por minha conta (Rafaela Rosa, profissional de relações publicas), através de um bate papo rápido com Ricardo Artur Spezia, auditor com mais de 15 anos de experiência e fundador da Next Auditores.

O Brasil está passando por uma crise?

Ricardo. Sim, com toda certeza o Brasil vive uma de suas piores crises com números bastante ruins de desemprego, expectativa de inflação, déficit primário e endividamento do governo, sem considerar o impacto negativo da crise política e os escândalos da operação lava-jato.

Mas o governo não vem atuando diretamente para colocar o país no rumo certo?

Ricardo. De certa forma sim, inclusive tem uma equipe bastante empenhada trabalhando nisso no atual momento, no entanto, em minha opinião as estratégias adotadas pelo governo para colocar em ordem as finanças do país em sua maioria prejudicam totalmente as empresas, através do aumento de tributos, ausência de estímulos às empresas e a escassez de crédito, e isso, não poderia ocorrer de maneira nenhuma, pois a arrecadação do governo depende do sucesso das empresas, então parece que o governo está matando aos poucos a “vaca de onde vem o leite”. Isso é muito preocupante.

Com notícias tão ruins onde estão as oportunidades? Elas existem de fato?

Ricardo. Primeiramente vale ressaltar que o Brasil não está parado, as pessoas estão se alimentando, estudando, comprando roupas etc.. só que de forma mais conservadora, ou seja, pensando um pouco mais na hora de tomar suas decisões e procurando adquirir coisas com um melhor custo benefício. Ou seja sempre existe um “mercado mínimo” e aqueles que estão mais preparados conseguem se antecipar a essas mudanças de mercado e tomar decisões mais rápidas que seus concorrentes, ganhando espaço nesse novo mercado que surge em função da crise. Então eu acredito que existam novas oportunidades com toda certeza e elas estão ao nosso redor.

O que fazer então para aproveitar essas oportunidades?

Ricardo. Esse é um ponto importante. O que tem que ser feito já deveria estar em andamento a pelo menos um ano. Essa é uma das grandes diferenças de quem se prepara continuamente, pois um ano na frente de seu concorrente pode ter um impacto avassalador. No entanto, respondendo sua pergunta segue uma lista básica e genérica de alguns itens a serem observados:

  • Informações precisas e atuais do seu negócio são fundamentais;
  • Revisar os processo de compras, gestão de estoques e produção são obrigatórios;
  • Eliminar todo e qualquer gasto que não seja necessário e extremamente essencial é dever de casa;
  • Alongar a estrutura de capital mesmo antes de qualquer dificuldade é bastante interessante para não ser sufocado pelo caixa;
  • Revisar o planejamento tributário é fundamental pois com a diminuição do lucro, opções tributárias como Simples Nacional e Lucro Presumido tendem a serem menos benéficas;
  • O ciclo de caixa que representa os prazos de recebimento, pagamento e estoques deve ser gerido pois pode ter um impacto significativo no caixa da empresa;
  • Clientes e negócios de margem menores, não devem ser cortados pois sem eles, a tendência é que as despesas fixas não sejam cobertas.

Vocês atuam também como consultores? Quais as principais dificuldades que vocês observam nas empresas  nesse cenário?

Ricardo. A grande maioria das empresas não possui informações precisas e por isso não consegue identificar de fato os seu problemas. Isso parece simples mas não é, pois sem a identificação exata da origem e do porque dos problemas, toda e qualquer solução a ser implementada tende a não surtir qualquer efeito e não resolver o problema. Para mim essa é a principal dificuldade que as empresas que já atuamos e que nos procuram possuem.

Qual o segredo da Next para estar a todo vapor no atual momento?

Ricardo. São vários fundamentos que aplicamos em nossos clientes e logicamente em nossa empresa. A simplicidade com intensidade deve ser aplicada em todas as áreas da empresa nesses momentos, pois o simples é barato e geralmente traz os mesmos resultados. Isso tem que ser uma filosofia empresarial enraizada em toda a empresa.

Empresas que queiram se estruturar para lidar de forma mais profissional com as dificuldades do mercado, podem procurar a Next Auditores?

Ricardo. Lógico que podem, estamos sempre a disposição. No entanto, para os próximos três meses não conseguimos mais absorver nenhum projeto novo em virtude da grande demanda em que já estamos comprometidos.

Rafaela Rosa
Relações Públicas