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Como Escolher uma Empresa de Consultoria Financeira

Desafios para encontrar uma empresa de consultoria financeira

Muitos são os desafios existentes para encontrar uma empresa de consultoria financeira empresarial de alto nível no Brasil que atenda exatamente a todos os anseios e necessidades que determinada empresa esteja vivenciado, dificultando assim, esta importante decisão, que se tomada de forma errada, pode gerar grandes frustrações para o empresário que não obteve os resultados que almejava.

Diante desse cenário, a seguir serão elencadas algumas dicas preciosas que irão auxiliar os empresários a escolher a consultoria financeira mais adequada e consequentemente colher os reais benefícios que esta pode proporcionar para sua empresa.

É fato que, achar um consultor financeiro altamente qualificado, não é tarefa fácil, e grande parte dessa dificuldade decorre principalmente dos seguintes itens:

  • Porte da empresa: geralmente os bons consultores possuem experiência financeira proveniente de grandes conglomerados econômicos, cujas práticas organizacionais e condução dos negócios são totalmente diferentes das práticas utilizadas pelas empresas de médio e pequeno porte, justamente em função do momento e dificuldades que estas enfrentam, logo, é de suma importância verificar se a consultoria financeira almejada está adequada ao porte de sua empresa.
  • Formação profissional: a formação dos consultores financeiros geralmente procede dos cursos de ciências contábeis, administração, economia e engenharia, no entanto, o mais importante e fundamental para o sucesso deste tipo de profissional, são as experiências vivenciadas ao longo de sua carreira, ou seja, é importante analisar o mix de experiência e formação do profissional.
  • Conhecimentos de tecnologia: esse é outro ponto muito importante a ser observado nos dias atuais pois em virtude da velocidade das evoluções tecnológicas, muitos consultores estão desatualizado e não possuem mais aptidão para tomar decisões sobre assuntos relacionados a mídias sociais, internet, e-commerce, software de gestão, gestão de dados e outros, sendo que muitas vezes, a parte tecnológica pode ser o principal diferencial de um negócio.
  • Valor dos serviços: atrelado as dificuldades de encontrar uma empresa de consultoria financeira já mencionadas, há de se ressaltar ainda, os elevados custos geralmente praticados pelas empresas de ponta, dificultando ainda mais a contratação desses serviços, por outro lado esse aspecto deve ser analisado com muita cautela, pois uma boa consultoria financeira pode trazer benefícios incalculáveis para o sucesso de sua empresa, tornando seu custo de contratação completamente irrelevante quando comparado aos resultados auferidos.
  • Experiência nas seguintes áreas: tributária, custos, controles internos, contabilidade, formação de preço de venda, capital de giro, jurídica e economia, são consideradas básicas para os profissionais que visam a obtenção de desempenho excepcional e uma constante atuação direta na origem dos problemas existentes nas empresas, logo é mais um ponto a ser observado na hora de escolher uma empresa de consultoria financeira.

Existem ainda outros aspectos a serem observados, tais como, ética, credibilidade, referências, pró atividade, relacionamento interpessoal e confiança, que devem ser adicionados aos demais itens já citados para completar uma decisão mais acertiva.

Benefícios de contratar uma consultoria financeira

Por outro lado, são inúmeros os reais benefícios que uma consultoria financeira empresarial de alto nível pode trazer para uma empresa, os quais serão abordados a seguir:

  • Informações precisas: a grande maioria dos empresários brasileiros não possuem informações para a tomada de decisões, e muitas vezes quando estas informações existem, a confiabilidade e precisão são questionáveis, não provendo segurança necessária para o empresário tomar uma decisão precisa, sendo esse sem sombra de dúvida, o primeiro benefício que uma boa empresa de consultoria deve construir ou aperfeiçoar em determinada empresa.
  • Reuniões periódicas e decisões: com informações precisas para tomar decisões, faz-se necessário reuniões periódicas (mensais são suficientes) para analisar os resultados do mês anterior, definir as metas do mês seguinte e verificar se o planejamento necessita de ajustes. A freqüência dessas reuniões não permite que o empresário fique cometendo erros de gestão durante vários meses sem saber pois o objetivo principal é identificá-los e corrigido já no mês seguinte.
  • Comunicação: a medida que as reuniões começam a tomar proporção, o envolvimento de toda a equipe é inevitável e fundamental para a melhoria da comunicação do grupo e do tempo de resposta na tomada de decisões. A motivação de toda a equipe é elevada a medida que as pessoas são reconhecidas e participam mais das decisões da empresa.
  • Tempo para inovar: com a evolução do grupo em andamento, as atividades operacionais passam a ser desempenhadas diretamente pela equipe e o empresário passa a ter mais tempo para pensar e inovar em seu negócio, iniciando um ciclo de sucesso, pois estará sempre a frente de seus concorrentes, e não mais, envolvidos na atividades operacionais de menor importância.
  • Aumento dos lucros: é quase que inevitável o aumento significativo dos lucros e a evolução em praticamente todas as áreas da empresa, no entanto, para atingir tais níveis de sucesso, são necessários alguns meses de maturação.

Considerações para encontrar a sua consultoria financeira

De todo o exposto, é fato que encontrar uma empresa de consultoria financeira de alto nível no Brasil não é tarefa simples, no entanto, utilizando-se de algumas dicas mencionadas anteriormente, as chances de acertar a escolha são maiores, sendo que, quando a empresa certa é encontrada, esta surge como uma excelente opção para auxiliar o empresário na condução de seus negócios, dividindo boa parte das responsabilidades, auxiliando-o a enxergar e controlar todas as áreas da empresa, implementando práticas de sucessos já utilizadas por outras empresas e acima de tudo trazendo um novo olhar crítico aos negócios por alguém de fora da empresa.

Sobre o autor

Ricardo Artur Spezia sócio fundador da Next Auditores

Ricardo Artur Spezia possui formação em Ciências Contábeis, MBA em Gestão Estratégica de Factoring, Especialização em Marketing de Alto Impacto, MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria e especialização em Estratégia para Inovação em Novos Mercados pela Wharton School escola de negócios da Universidade da Pensilvânia – EUA. Sua experiência envolve trabalhos de auditoria, fusões e aquisições, inovação estratégica, estruturação de Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios, reestruturação financeira de empresas, avaliação de empresas, due-diligence, planejamento tributário avançado e formação de preço de venda como diferencial competitivo. Spezia  é sócio fundador da Next Auditores.

A Next Auditores é uma empresa especializada em consultoria financeira avançada de negócios e está sediada na cidade de Blumenau mas vem atuando e auxiliando empresas de diversas cidades de Santa Catarina (Brusque, Indaial, Gaspar, Pomerode, Rio do Sul, Jaraguá, Joinville, Itajaí, Taió, Florianópolis, Criciúma, Içara, Balneário Camboriú, São José e Chapecó), Paraná (Curitiba, Londrina, Maringá, Colombo e São José) e São Paulo (Capital, Campinas, Valinhos, Vinhedo e Osasco)

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