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10 Regras básicas de convivência entre sócios em empresas familiares

Sua empresa é familiar. Você deseja se relacionar bem com o(s) seu(s) sócio(s)? Ter paz, harmonia e estabilidade? Eu sei que sim.

Colecionei dez regras que nasceram da mais rigorosa prática em empresas familiares de todos os tamanhos e estruturas durante consultorias e mediações de conflitos. Elas ajudarão muito, se observadas com rigor.

REGRA 1
Assuma que nenhuma pergunta do seu sócio é imbecil, idiota ou irônica. Mesmo que ele pareça tonto, o convívio ideal é alcançado sempre que você considerar legítimas suas perguntas e dignas de resposta lógica e clara. Apenas certifique-se de ter entendido o que ele deseja saber antes de emitir a sua resposta.

REGRA 2
Demonstre interesse sempre. E por tudo.

REGRA 3
Ignorância não é pecado. Saber não é obrigação. O pecado está em não trazer luz e aprendizagem quando necessário ou requerido. Dizer que não sabe e aprender, é uma virtude. Vença a sua ignorância e ajude o seu sócio a vencer a dele!

REGRA 4
Conheça palavras que mostrem transparência em tudo o que você disser. Use-as ininterruptamente. Não faça nada que desperte suspeita de que há algo obscuro sob o seu domínio. Seja translúcido.

REGRA 5
Para uma reunião saudável com o seu sócio faça uma pauta antecipada; Leve consigo a descrição das suas últimas ações e movimentos desenvolvidos na sua área de atuação. O objetivo é atualizá-lo, deixá-lo “na mesma página” que você a respeito de tudo.

REGRA 6
Todas as novidades que você deseja trazer para dentro da empresa devem ser fundamentadas, demonstradas e apresentadas com a máxima persuasão ao seu sócio. “O que não pode ser medido não pode ser administrado”, disse Peter Drucker. O que não pode ser medido? As subjetividades. E qualquer subjetividade gera múltiplas interpretações – algumas negativas. Saia fora disso.

REGRA 7
Riscos, ameaças e medos devem ser colocados à mesa de modo claro e com as devidas considerações. Trate a situação. Mostre todas as suas ressalvas, porém, sem nunca perder o respeito.

REGRA 8
Discussões negativas, que incitem discrepâncias ou acalorem ânimos põem em risco a relação harmoniosa dos sócios. Suspenda-as imediatamente. Retome somente após um recesso e, se necessário, nomeiem um mediador que conheça a situação e seja imparcial para auxiliar a continuidade.

REGRA 9
Não acumule assuntos sem consenso por um prazo maior que 24 horas. Solucione as divergências e alcance a unanimidade com estratégia e sabedoria.

REGRA 10
Seja humilde. Olhe sempre para o negócio e não para o seu ego. Quando preciso, decline da sua vontade para o bem da empresa. O orgulho trouxe mais prejuízos do que ganhos ao longo da história da humanidade. Deixe-o fora dos seus negócios!

Abraham Shapiro é engenheiro e psicólogo. Atua em consultoria empresarial há 20 anos nas áreas de Gestão de Empresas Familiares e Gestão de Pessoas. É o coach de dirigentes de várias das maiores empresas do país. É escritor e blogueiro, com publicações diárias no blog Profissão Atitude e autor do livro Torta de Chocolate Não Mata a Fome – Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos, editora nVersos. É produtor e apresentador do boletim diário de negócios Profissão Atitude na Rádio CBN de Londrina e Maringá.