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Next Entrevista: Os 100 anos do Copacabana Palace

Conversamos com Ulisses Marreiros, General Manager do icônico hotel carioca que completa um século em operação em 2023.

Pelas suítes do Copa já passaram incontáveis celebridades, chefes de estado, estrangeiros vindos de todo o planeta, e logicamente, brasileiros em busca de momentos únicos e uma atmosfera elegante, porém, despretensiosa. Em 2018, o hotel foi adquirido pela rede Belmond, a qual faz parte do grupo de luxo líder mundial LVMH – Moët Hennessy Louis Vuitton. Sob a excelência da Belmond, ao longo de 2023, o hotel celebra seus 100 anos de história com uma programação exclusiva de arte, gastronomia e cultura. Supervisionando estas atividades pontuais, mas também, de olho na operação, Ulisses Marreiros, que em 2021 iniciou sua jornada como General Manager do Copacabana, nos conta detalhes sobre sua posição, o hotel, e sobre um dos mercados que mais cresce nos últimos anos, a hotelaria e o turismo.

Natural de Algarve, zona turística por excelência localizada em Portugal, inspirado por um amigo – que por acaso vive no Rio – decidiu se candidatar ao curso de Gestão Hoteleira e, desde então, acompanhou a evolução da indústria e ganhou além de experiência, a oportunidade de morar em uma das cidades mais lindas do mundo, o Rio de Janeiro.

NEXT: Qual é o aspecto mais gratificante do seu trabalho como Gerente Geral do Copacabana?
ULISSES MARREIROS: Me sinto muito lisonjeado e honrado de ocupar essa posição. O Copa além de ser uma referência para a cidade, é um ícone da hotelaria mundial, como muitos dos hotéis que temos na Belmond. Estar no dia a dia do hotel e saber que podemos proporcionar uma experiência memorável aos hóspedes que nos visitam é muito gratificante, sempre honrando passado e inspirando o futuro.

NEXT: Além do trabalho, quais aspectos da cultura local/brasileira, mais lhe agradam?
UM: Adoro a relação que temos com a natureza e como ela se integra ao dia a dia dos cariocas, principalmente. A corrida matinal na orla de Copacabana é um hábito que adquiri desde que cheguei por aqui e estou tentando manter esse hábito 2/3 vezes por semana.

NEXT: Como você descreveria a experiência de se hospedar no Copacabana? Quais são os principais recursos e serviços oferecidos pelo hotel?
UM: Sem dúvida, a arte de receber e proporcionar momentos únicos para hóspedes ou visitantes é o que faz do Copacabana Palace um dos melhores hotéis do país. Tudo isso combinado com serviços diferenciados e de qualidade, ambiente acolhedor, excelência no atendimento. Além disso, somos considerados um polo gastronômico na cidade do Rio de Janeiro, com três opções de restaurantes incríveis, sendo dois deles estrelados, uma piscina única na cidade, um SPA premiado, academia, atividades para crianças, um teatro lindíssimo e recém-aberto etc. Além disso, o Copa é o local perfeito para as grandes celebrações e eventos de grande porte, pois temos capacidade para realizar eventos para quase 2000 pessoas.

NEXT: O Sr. Assumiu a gerência geral do Copacabana Palace em 2021. Na época, o turismo e a hotelaria ainda enfrentavam o impacto da COVID19, quais medidas implementou para se preparar para a retomada?
UM: Pela primeira vez, o Copa teve de fechar por um período de 132 dias em 2020. Depois da abertura e para seguir garantindo a segurança de hóspedes e funcionários, preservando a excelência no atendimento e a qualidade dos serviços, adotamos medidas de segurança desde a hospedagem até o setor de Alimentos e Bebidas. A retomada aconteceu aos poucos e de forma natural, primeiro para o mercado nacional e depois para o internacional. Fomos nos preparando para essa retomada e desde Outubro de 2021, época em que podemos recomeçar com os eventos, nunca mais paramos!

NEXT: Hoje a tecnologia é uma ferramenta cada vez mais presente em todas as indústrias. Como o Copacabana está integrando inovação em suas operações e serviços? Quais são algumas das maneiras pelas quais o hotel está usando a tecnologia para melhorar a experiência do hóspede?
UM: A tecnologia faz parte do nosso dia a dia e a nossa ideia com a mesma é automatizar aquilo que é “automatizável” , para melhor humanizar onde podemos. Estamos cada vez mais high-tech, mas sem nunca esquecer que o nosso negócio é high-touch.

NEXT: Como você vê a indústria hoteleira evoluindo nos próximos anos? Quais tendências você espera ver emergir e como o Copacabana Palace está se preparando para essas mudanças?
UM: O Copa tem conseguido adaptar-se, e muito bem às tendências de mercado, novos players e oscilações dos diferentes mercados emissores. A distribuição mudou e nós estamos completamente adaptados a essas mudanças. Temos parcerias de longa data com players que nos acompanham há muitos anos, mas também com novos parceiros. A nossa comunicação evoluiu e estamos com uma dinâmica muito interessante, aproveitando também sinergias com algumas marcas “irmãs”.

NEXT: O Copacabana tem algum programa de responsabilidade social ou iniciativa de sustentabilidade em vigor?
UM: Toda a nossa energia é 100% verde e certificada. Apoiamos vários projetos sociais, seja com a doação de parte do nosso menu centenário para uma instituição, seja a formação que fazemos para uma associação que estamos a apoiar mais veemente este ano.

NEXT: O Copacabana colabora com outras empresas e organizações na área para promover o turismo e o desenvolvimento econômico da região?
UM: Fazemos parte de algumas associações como a BLTA, ABIH, LIDE e mais algumas a nível internacional. Nos reunimos com os nossos colegas de outros hotéis para discutir como podemos melhorar a performance de todos, para criar mais oportunidades, melhores empregos e mais prosperidade.

NEXT: Como o Copacabana lida com a concorrência no mercado de hotelaria e o que a empresa está fazendo para se destacar nesse mercado altamente competitivo?
UM: A concorrência é superpositiva para o setor do turismo e para o mercado hoteleiro. É importante que o mercado esteja aquecido. Estamos atentos e usamos várias ferramentas de benchmark para saber onde estamos e se estamos a aproveitar os bons ventos , quando estes sopram.

NEXT: O hotel celebra 100 anos e muitas ações de marca estão sendo implementadas e divulgadas, mas poderia descrever o que um hospede percebe sobre este fato ao longo da sua estada? Quais as sutilezas e o que hospede leva para perpetuar a história do hotel dentro do seu universo?
UM: Estamos realizando diversas pequenas ações ao longo de todo o ano, as comemorações começaram na festa de Ano Novo, depois tivemos um Baile do Copa icônico e ainda temos algumas novidades pela frente. Temos algumas intervenções que podem ser percebidas pelos hospedes que estão conosco neste período, como um grande símbolo comemorativo dos 100 no lobby do hotel e uma obra na fachada do hotel que recuperará elementos o mais próximo dos originais da construção, uma parte já pode ser observada hoje.