Criador da Microsoft ultrapassa o mexicano Carlos Slim, que ocupou topo da lista por cinco anos, segundo ranking da revista “Forbes”
Outro destaque da lista da Forbes de 2014 é a ausência do empresário brasileiro Eike Batista, que deixou o levantamento de forma ruidosa. Em 2012, ele ocupou o 7º posto. Agora, Batista sequer figura na lista completa.
O avanço da fortuna de Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, também é destaque. No ano em que as ações do Facebook se valorizaram 111%, a fortuna do empresário de apenas 29 anos atingiu 28,5 bilhões de dólares, um salto de 15,2 bilhões de dólares. O aumento da fortuna de Zuckerberg fez com que ele saltasse da 66ª posição para a 21ª em apenas doze meses.
O sucesso do Facebook, que recentemente fechou um acordo de 19 bilhões de dólares com o Whatsapp, ajudou sua diretora de operações, Sheryl Sandberg a entrar para a lista de bilionários pela primeira vez. Sheryl tem fortuna estimada em 1,05 bilhão de dólares (ocupando a posição 1.540 na lista da Forbes) e é a sexta mulher mais rica do mundo. Outro executivo do Facebook a entrar para lista de bilionários foi o vice-presidente da companhia, Jeff Rothschild, com fortuna de 1,2 bilhão de dólar.
O patrimônio total das 1.645 pessoas mais ricas do mundo, segundo a Forbes, chegou a um valor sem precedentes em 2014: 6,4 trilhões de dólares, ultrapassando o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão, de 5,93 trilhões de dólares.