Richard Branson
Pergunta: Eu sou do Paquistão, onde financiamento por capital de risco não está prontamente disponível. Como os empreendedores daqui podem obter fluxo de caixa nos primeiros dias de uma empresa e pagar os salários dos funcionários? Quais são os três principais blocos de construção necessários para os empreendedores transformarem uma nova empresa em uma organização sustentável? –Ibraheem Ahmad
Resposta: Após ver tantas startups de tecnologia se valorizarem em bilhões de dólares tão rapidamente nos últimos anos, alguns novos empreendedores podem achar erroneamente que abrir uma empresa é um sprint explosivo que termina rapidamente. Na verdade, é uma prova de resistência à qual apenas poucos sobrevivem. Segundo a Bloomberg, oito entre dez empresas fecham dentro de um período de 18 meses após sua abertura.
Não há uma regra fixa que diferencie as duas empresas que sobrevivem das demais que fracassam. Desafios ameaçadores podem surgir a qualquer momento, independente do que você faça. Mas, uma das melhores formas de proteger sua empresa é tomar decisões tendo em mente o longo prazo. Aqui estão algumas dicas nas três áreas onde suas decisões farão a diferença por muitos anos.
1. Escolha seus clientes com cuidado
Quando lançar sua nova empresa, às vezes você pode ficar tentado a aceitar encomendas ou fechar acordos que não terá como cumprir, na esperança de ganhar clientes. Isso é quase sempre um erro. Se sua empresa crescer rápido demais, você provavelmente acabará produzindo um produto ou serviço inferior e decepcionará esses clientes – e se não tiver sorte, todo o empreendimento poderá sucumbir.
Pode ser difícil fazer uma pausa nos primeiros dias difíceis do lançamento de sua empresa, mas antes de assinar qualquer acordo, você deve considerar a proposta cuidadosamente, tendo um quadro maior em mente. Às vezes você poderá ter que abrir mão de uma encomenda pelo bem da nova empresa. Você pode perder alguns negócios, mas é melhor se concentrar na construção de um crescimento constante do que ganhos rápidos; foi assim que construímos o Virgin Group por mais de 40 anos.
A principal causa de morte de novas empresas é problemas no fluxo de caixa, assim, enquanto revisar quaisquer novos acordos, certifique-se de pensar em como os pagamentos funcionarão. Uma questão comum que pequenas empresa enfrentam é a demora no pagamento por grandes empresas, então certifique-se de ser claro sobre os termos de pagamento antes de assinar qualquer acordo. Não tenha medo de pedir parte do pagamento na entrega, se a saúde de sua empresa precisar disso.
Quando você começar a entregar seus produtos ou serviços, envie prontamente as faturas como acertado e fique atento aos pagamentos. Se você tiver problemas, seja honesto com seus fornecedores sobre as dificuldades – eles poderão estar dispostos a esperar até você ser pago, para não perderem os negócios.
2. Escolha seus funcionários sabiamente
Em vez de contratar funcionários pelos quais não pode pagar, comece pequeno – eu comecei meu primeiro negócio, a revista “Student”, de uma cabine telefônica com uma ideia e 300 libras. Fazer todo o trabalho sozinho pode ser difícil, mas também ajudará você a explorar os pontos fortes e pontos fracos de sua ideia mais rapidamente.
Quando você tiver recursos para contratar funcionários, cuide para que entendam e adotem o propósito de sua empresa. Isso os motivará a darem mais de si para que seja um sucesso. (Eu escrevi mais sobre como contratar em outras colunas – para mais, por favor, dê uma olhada.)
3. Encontre um mentor
Quando lançamos a Virgin Atlantic, meu mentor foi o grande Freddie Laker, fundador da Laker Airways. A British Airways a tirou do mercado antes de nossa chegada, e seus conselhos foram valiosos para me ajudar a estabelecer uma companhia aérea bem-sucedida, para desalento da British Airways.
Ele foi o melhor mentor: um empreendedor cuja empresa era do mesmo setor, de modo que pôde me alertar quando estava prestes a cometer um erro. E como ele me lembrou, se você cometer um erro, nem tudo está perdido; é a forma como você aprende com essas experiências que importa.
Se você tiver dificuldade para encontrar um mentor, sites como Eventbrite podem ser úteis. Você provavelmente encontrará mentores potenciais em encontros de empreendedores e outros semelhantes; costuma ser surpreendente o quanto os empreendedores podem se dispor a ajudar uns aos outros. Independente de você estar no Paquistão ou em Peckham, em Portland ou no Peru, nós todos fazemos parte da mesma comunidade.
Ibraheem, boa sorte com sua empresa! Independente de qual setor você ingressar, não ignore a possibilidade de alcançar clientes potenciais online, já que o Paquistão tem muitos clientes de telefonia móvel.