Por Luiz Gustavo PACETE
Sorocaba fica a menos de uma hora de voo de outros municípios de São Paulo, como Campinas e São José dos Campos, e possui um Produto Interno Bruto de R$ 16,1 bilhões. Estas características levaram a Embraer Aviação Executiva a investir R$ 50 milhões na criação do seu sétimo centro de serviços no País, em Sorocaba. A unidade, que fica ao lado do aeroporto Bertram Luiz Leupolz, foi inaugurada nesta quinta-feira 27.
A inauguração está relacionada ao processo de retomada do mercado de aviação mundial e a expectativa de novas demandas no Brasil. “Estimamos que nos próximos dez anos a demanda por jatos no mundo chegue a 550 aeronaves, sendo que temos capacidade para absorver grande parte desses negócios”, diz Marco Túlio Pellegrini, presidente da Embraer Aviação Executiva.
Atualmente, a companhia detém uma fatia de 17,6% do mercado mundial e disputa participação com as americanas Cessna e Hawker Beechcraft e a canadense Bombardier. Com o novo centro, será possível oferecer manutenção e serviços de solo aos clientes por meio de uma parceria fechada com a Universal Aviation, empresa de serviços aeroportuários.
Em 2013, a companhia entregou 119 aeronaves e, atualmente, possui 750 jatos operando no mundo e outros 160 no Brasil. Para este ano, a expectativa é chegar a uma entrega de 80 a 90 aeronaves leves e de 25 a 30 grandes. Em entrevista à DINHEIRO, Pellegrini falou sobre a escolha da cidade de Sorocaba para abrigar o novo centro, a importância da aviação executiva para o mercado brasileiro e as perspectivas para os próximos anos.
Por que escolheram Sorocaba para abrir o sétimo centro da Embraer?
Desde 2012, a companhia firmou um compromisso de investir em um novo centro de serviços e a escolha da cidade de Sorocaba foi feita com base na localização estratégica, no potencial econômico da região e na possibilidade de contar com uma cadeia de suprimentos importantes que nos atendesse aqui.
Qual é a importância deste novo centro?
Quando você inaugura um centro de serviços como este ou um aeroporto privado, está atraindo uma cadeia de outras companhias e serviços que vão de transporte a serviços de cathering. A construção de aeroportos privados, sem dúvida, ajuda muito no nosso mercado e representa um avanço.
Quais são os entraves do mercado de aviação?
O mercado de aviação executiva vai depender da capacidade do Brasil de melhorar sua infraestrutura. Quanto mais melhorias tivermos em nossa estrutura aeroportuária, mais fácil será para que os clientes se convençam da importância de um serviço de aviação executiva.
E a economia brasileira? Quais impactos da redução da nota de crédito do País para a Embraer?
O rebaixamento da nota do Brasil não nos afeta, temos hoje uma operação equilibrada que é global e não sofre um impacto direto. Com poucas exceções, temos que entender que o mercado de aviação executiva não é artigo de luxo, mas uma ferramenta de trabalho importante para o fechamento de negócios. Hoje, são vários os perfis de empresas que, ganhando agilidade, conseguem aumentar seus negócios e sua eficiência.
Fonte: Isto é Dinheiro
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/142522_EMBRAER+AVIACAO+EXECUTIVA+ESPERA+ENTREGAR+ATE+120+JATOS+EM+2014